BOIZINHO DA PRAIA A ORIGEM
O Projeto Boizinho da Praia começa incentivado pelo Prof. Humberto Cunha da Uergs Unidade Cidreira. Com base na pesquisa da cultura popular realizada pelo cientista social Ivan Therra, o auto folclórico do Boizinho da Praia, depois de mais de 50 anos em desuso, foi encenado por acadêmicos da Uergs durante os festejos populares da Fogueira do Bruno da Fortaleza, na Zona Rural de Cidreira.
Logo em seguida o Projeto tomou corpo e sob a coordenação da Pedagoga Lizzi Barbosa foi criado o Grupo de Danças Populares Bozinho da Praia, dedicado especialmente a gurizada da praia. O grupo, composto por crianças da praia fez várias apresentações com muito sucesso em Cidreira e nas cidades vizinhas.
O Grupo Boizinho da Praia ensaiava no galpão do CTG Piazito do Litoral valorizando o espaço com a manifestação da diversidade original da região praieira gaúcha.
Eis aí a turminha do Boizinho da Praia de Cidreira - RS. A ação é uma iniciativa da Casa da Cultura do Litoral e a coordenação do Projeto é da Pedagoga Lizzi Barbosa.