O Grupo de Cultura Popular Kikumbí é composto por artistas da região praieira gaúcha. As composições são autorais e baseadas em pesquisa da cultura popular praieira, com ênfase na rica contribuição da cultura africana, original da região praieira gaúcha. A pesquisa é realizada pelo cientista social, Ivan Therra, que foi presenciar os autos folclóricos dos Maçambiques do Morro Alto, comunidade quilombola que há mais de 300 anos resiste culturalmente, mantendo vivas as suas culturas e folclore. Ivan Therra foi até os Kikumbís de Tavares, que são pagadores de promessa e que também mantém vivos seus autos foclóricos centenários. Ivan Therra foi às Cantorias da Casca, que ocorrem na comunidade quilombola de Palmares do Sul durante o a colheita do arroz vermelho. Os ritmos, temas e resgate instrumental foram registrados e deram origem ao ritmo "praieiro" registrado por Ivan Therra na XI Tafona da Canção de Osório, com a música: "Essa de Amor"(Ivan Therra), vencedora do Troféu de Melhor Tema da Cultura do Litoral. O Grupo de Cultura Popular Kikumbí é premiado em vários festivais do RS, tendo representado a Cultura Praieira em espetáculos promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura do RS.


O Grupo de Cultura Popular Kikumbí registrou a sua musicalidade lançando o CD da "Música da Praia", trabalho pioneiro da discografia gaúcha dedicado exclusivamente aos ritmos e temas originais da região praieira gaúcha.
O Grupo Kikumbí recebeu várias premiações entre elas:
- Troféu Tafona de Ouro e Melhor Tema do Litoral na 7ª Tafona da Canção de Osório, com a música "Coberta de Alma" (Ivan Therra/Elton Saldanha).
- Troféu Melhor Tema da Cultura do Litoral e Melhor Tema da Cultura Patrulhense na 8ª Moenda da Canção de Sto. Antônio da Patrulha, com a música: "Pão por Deus" (Ivan Therra/Elton Saldanha).
- Troféu Melhor Tema da Cultura do Litoral na 1ª Onda da Canção do Imbé, com a música: "Filho de Boto" (Ivan Therra/Marcelo Maresia).
- Troféu Melhor Tema da Cultura do Litoral na 11ª Moenda da Canção, com a música: "Boizinho" (Ivan Therra).
- Troféu Melhor Tema do Litoral na 11ª Tafona da Canção com a música: "Essa de Amor" (Ivan Therra).

O Grupo de Cultura Popular Kikumbí foi criado com o objetivo de valorizar os artistas locais e divulgar as singularidades da cultura popular.

- Troféu Melhor Arranjo Musical na Tafona da Canção com: "Barrigudinho"(Ivan Therra).
- Vencedor do 21º Canto da Lagoa de Encantado com a música: "Rendeira" (Ivan Therra/Adriano Sperandir).
- Vencedor do II Criar Brasil - Troféu Pandeiro da Cidadania - Festival Nacional II Criar Brasil - Teatro Odisséia - Lapa - RJ. com a música: "Barrigudinho" (Ivan Therra).

- Vencedor do 20º Serra, Campo e Cantiga de Veranópolis - RS, com a Música "Pé de Mato" (Ivan Therra e Adriano Sperandir).
- Vencedor do Troféu de Melhor Letra do Festival Nacional Viola de Todos os Cantos - SP com a música "Rendeira".
O CD da Música da Praia foi produzido por Ivan Therra e gravado nos Estúdios da A3, em Osório, com Direção Musical de Jociel Lima e Martielli Weiss e Direção Técnica de Adriano Sperandir. As músicas que compõem o CD são autorais e focadas em ritmos e temas originais da região praieira gaúcha.
1 - Barrigudinho - Ivan Therra (Ivan Therra)
2 - Santa de Luz - Jociel Lima (Jociel Lima)
3 - Oração das Sete Ondas - Ivan Therra e Jociel Lima (Ivan Therra/Jociel Lima/Emanuel Santos)
4 - Magia do Mar - Jociel Lima (Jociel Lima)
5 - Conversê de Bôto - Ivan Therra (Ivan Therra/Jociel Lima/Humberto Cunha
)
6 - Todos os Ventos do Litoral - Jociel Lima (Ivan Therra/Elton Saldanha)

7 - Filho de Santo - Ivan Therra
(Ivan Therra)
8 - Mãe Sereia - Jociel Lima (Jociel Lima/Tanise Merone)
9 - Boizinho - Ivan Therra (Ivan Therra)
10 - Maçambique é do Povo - Jociel Lima (Ivan Therra/Jociel Lima)
11 - Kikumbí - Ivan Therra (Ivan Therra/Fabiano Mattos)
12 - Bandeira Preta - Ivan Thera (Ivan Therra)
13 - Essa de Amor - Ivan Therra (Ivan Therra)
14 - Pão-por-Deus - Elton Saldanha (Ivan Therra/Elton Saldanha)
15 - Coberta de Alma - Daniel Torres (Ivan Therra/Elton Saldanha)
GRUPO KIKUMBÍ NO CINEMA

O Grupo de cultura Popular Kikumbí participou do filme "O Maestro da Areia" um filme dirigido por Ivan Therra classificado no Projeto Revelando os Brasis II - IMA - MINC - Ministério da Cultura. A música da praia, através da proposta cultural do Grupo Kikumbí, ganhou as telas do Cinema. O Grupo de Cultura Popular Kikumbí também meprestou a originalidade de sua música no filme "Duas Cruzes" de Lizzi Barbosa, premiado no IV Revelando os Brasis. A música da praia também participou dos filmes de curta metragem como: "E Se...", "A primeira vez que vi o mar" e "O grande Dia"!

GRUPO KIKUMBÍ NO PROJETO VERÃO COM VIDA DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO RS

O Grupo de Cultura Popular Kikumbí participou de vários projetos da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, entre eles o Projeto Verão com Vida e O Projeto De Lá prá Cá, sempre representando a cultura popular da região praieira gaúcha e a diversidade cultural do Estado do Rio Grande do Sul. O Grupo de Cultura Popular Kikumbí tem sido convidado para cantar a cultura praieira gaúcha em universidade e escolas possibilitando a todos e todas o acesso a arte produzida na beira do mar gaúcho.

GRUPO KIKUMBÍ NOS PALCOS POPULARES DO RS

Grupo de Cultura Popular Kikumbí já realizou várias apresentações em palcos populares de festas temáticas por todos o Estado do RS, inclusive na Concha Acústica de Cidreira - RS, sempre valorizando as culturas locais, divulgando os artistas da praia e oportunizando à todos o acesso aos espaços de manifestação popular que destacam a música e a cultura popular praieira gaúcha como de grande importância para a construção da riqueza e da diversidade cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

GRUPO KIKUMBÍ CONJQUISTA PRÊMIOS E DESTACA A CULTURA PRAIEIRA
O Grupo de Cultura Popular Kikumbí leva aos palcos do Estado e fora dele, toda a musicalidade, o colorido e a alegria dos ritmos e temas originais da região praieira gaúcha. Colocando em destaque a produção cultural construída a partir dos ritmos conduzidos pelos tambores da praia, pela raiz africana e pela musicalidade dos gaúchos, sendo a sua contribuição por demais importante para a diversidade da cultura do Estado do RS.
A EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR PRAIEIRA GAÚCHA

O coletivo dos artistas da Praia da Cidreira e Balneário Pinhal criaram uma música identificada com o imaginário e com o cotidiano do povo da praia. Resgataram instrumentos e ritmos originais dos autos folclóricos de raiz africana e cantaram toda a riqueza deixada na memória e oralidade dos que viveram e construíram uma cultura singular, diversa e repleta de magias praieiras.

IVAN THERRA É O CRIADOR DO GRUPO DE CULTURA POPULAR KIKUMBÍ

O Cientista Social Ivan Therra realiza um trabalho de pesquisa da cultura popular na região praieira do Estado Rio Grande do Sul. Ele ouviu a memória das praias, resgatou instrumentos e ritmos, conheceu o imaginário popular e criou o Grupo de Cultura Popular Kikumbí para ser referencial de uma cultura identificada com a riqueza, com o ritual do cotidiano o povo da praia.

"Rendeira" - Letra de Ivan Therra e melodia de Adriano Sperandir com interpretação de Adriana Sperandir e arranjos de Cristian e Adriano Sperandir.

"Oração das Sete Ondas" - Letra de Ivan Therra e Emanuel Santos e Melodia de Jociel Lima. Participação Especial de Mestre Julinho nos cantos Yorubás

Barrigudinho - Letra e melodia e interpretação de Ivan Therra, esta música é vencedora do II Criar Brasil - Teatro Odisseia - Lapa - RJ

GRUPO KIKUMBÍ E O SESC/RS
O BATERA BADÁ DO TÚNEL COMANDA A BATIDA PRAIEIRA. TEM QUE RESPEITAR!

O Grupo de Cultura Popular Kikumbí fez uma parceria muito especial com o SESC/RS para mostrar a riqueza, a força e o colorido das batidas dos tambores praieiros no Projeto de Verão SESC/BAND. Então a turma da praia reuniu os tambores de maçambique e as massacais e foram encher de ritmo e magia a Praia Grande em Torres em uma apresentação repleta de ritmo e alegria
Badá do Túnel é um dos integrantes base do Grupo de Cultura Popular Kikumbí, participa desde de a formação original com Mestre Julinho. E foi sob os ensinamentos do Mestre que criaram a batida praieira na batera. inigualável e inimitável o molejo, o jongo, a malemolência e o vai e vem das ondas está na batida diferente de Badá do Túnel!
GRUPO KIKUMBÍ GRAVA O DVD DO TCHÊ BARBARIDADE
O Grupo de Cultura Popular Kikumbí foi convidado para fazer uma participação especial no DVD do Tchê Barbaridade, que aconteceu na Concha Acústica de Cidreira.
Mais de 40 Mil pessoas participaram da gravação e vibraram ao som dos tambores praieiros do Grupo de Cultura Popular Kikumbí. Uma grande oportunidade em que os artistas da praia mostraram a força e a magia dos tambores da Praia, cadência, ritmo e emoção do povo praieiro junto com os excelentes amigos do Tchê Barbaridade!