O JORNAL O MARISCO!
O Jornal O Marisco
nasceu da constatação por parte do coletivo de artistas da Casa da Cultura do Litoral da necessidade preemente de um veículo de comunicação comunitária para que as nossas comunidades praieiras pudessem se inteirar, se informar e tomar pé do que estava acontecendo na nossa cidade. Assim por iniciativa de Ivan Therra - O Editor - no dia 16 de janeiro de 2003, ganhou as ruas a primeira edição do Jornal O Marisco.
    Quando da sua criação o Jornal O Marisco em seu editorial assume um compromisso pétreo de sempre lutar pelo acesso à informação, pelos direitos cidadãos, dando voz e registro as demandas sociais de nossas comunidades praieiras. É esse compromisso que fez do Jornal O Marisco o veículo de comunicação de maior credibilidade de nossa região praieira! 
 

Ivan Therra é o fundador e editor do Jornal O Marisco. Prêmio Nacional Cultura Viva concedido pelo MINC - Ministério da Cultura.

O Jornal O Marisco teve as suas primeiras edições impressas em P&B - Preto & Branco mantendo uma periodicidade mensal.
  Assumindo desde as primeiras edições um modo inovador de abordar a notícia, de forma direta e sem medo dos políticos e das repressões, além de apresentar um bom humor que cativou a todos os leitores logo de saída.
TÁ NA REDE E RASGOU A REDE!
    As colunas "Tá na Rede"! e "Rasgou a Rede"! foram a sensação das primeiras edições ganhando comentários e gerando discussões e muita polêmica pelas ruas da cidade.    Apartir da edição Nº19, o Jornal O Marisco ganhou cores e se apresentou muito mais bonito, agregando qualidade estética e visual, mas sempre priorizando e mantendo a linha editorial de dar voz e registro em favor das comunidades, dos dreitos e da cidadania plena.

  Por sua característica de luta social o Jornal O Marisco tirou da zona de conforto muitos "donos da situação", políticos retrógrados e alguns poucos aproveitadores que vinham sangrando os direitos e o acesso à cidadania de muitos. Sem fugir da luta o Jornal O Marisco enfrentou na justiça a fúria dos poderosos que não admitiam ver as suas falcatruas sendo denunciadas para que todos tivesem informação de como estava sendo tratada a coisa pública em nossas comunidades.
AS LUTAS JURÍDICAS
     O Jornal O Marisco sofreu mais de 30 processos jurídios de prefeitos, vereadores e seus cupinchas, sendo vencedor em todos eles. Pela força do apoio e da presença competente da aguerrida Dra. Andréa Ritter, abnegada e dedicada defensora da Casa da Cultura do Litoral em todas as questões jurídicas, que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão foram garantidas.
Vencemos todos os processos que foram impetrados contra o Jornal O Marisco, mantendo assim a nossa linha em favor da liberdade de expressão e do livre acesso à informação das nossas comunidades praieiras.

JORNAL O MARISCO TÁ NA CABEÇA DO POVO PRAIEIRO!
Os anos foram passando e o Jornal O Marisco foi amadurecendo e aos poucos ganhando notoriedade, atraindo a atenção dos olhares inclusive de gente de fora da nossa reigão praieira.

O JORNAL O MARISCO CONQUISTA O SELO DE RECONHECIMENTO DO MINC
O Projeto do Jornal O Marisco com a sua linha editorial coletiva, com o seu pensamento de abrir espaços para o registro das demandas de todos e todas, fizeram o Jornal O Marisco ser destacado pelo Prêmio Cultura Viva por duas vezes conquistou o "Selo de Reconhecimento da Iniciativa" do MINC - Ministério da Cultura.

 
Ivan Therra o editor e a aguerrida Dra. Andrea Ritter defensora das culturas populares e dos direitos è cidadania das comunidades praieiras

Lizzi Barbosa é Pedagoga com especialização em Educação Especial. Assina a coluna Fórum que trata de educação, do feminino e da comunidade.

  Ao longo dos tempos o Jornal O Marisco ganhou uma seleção de dedicados e competentes colaboradores. A Pedagoga Lizzi Barbosa escreve a Coluna Fórum versando sobre questões do feminino praieiro, educação, inclusão e direitos sociais.
OS NOSSOS FAMOSOS COLUNISTAS
     O mais antigo colaborador é o Luli que escreve a famosa Coluna do Luli, uma das mais lidas e comentadas por todas as comunidades praieiras.     O Luli relata o cotidiano praieiro, destacando as ações populares e o contraponto das relações sociais com as políticas aplicadas em nossa região. Também muito prestigiada a coluna do Lobão, nosso fiel colaborador que começou escrevendo sobre questões policiais evoluindo para a área do comportamento social e políticas institucionais, sem deixar de passar pelas peripécias das políticas locais, sempre com uma pitada de tempero que torna a Coluna do Lobão uma das mais quentes da praia.
 
Luli Luz é ativista cultural e especialista em documentos, participou da história do loteamento de muitas praias do nosso litoral, defensor dos direitos comunitários e da regularização fundiaária assina a famosa " Coluna do Luli".

www.omarisco.com.br
E assim o Jornal O Marisco segue conquistando cada vez mais leitores, não só na região praieira, mas por todo o Brasil, pois a partir de outubro de 2004 o Jornal O Marisco ficou disponível na Rede Mundial de computadores facilitando o acesso para que mais pessoas possa acessar as notícias e pensamentos construídos pelo coletivo de comunidades da região praieira gaúcha. O Jornal O Marisco está dispon ível gratuitamente para todos e todas do planeta, através do endereço: http://www.omarisco.com.br      Sempre mantendo o compromisso com as nossas comunidades praieiras, o Jornal O Marisco já foi destacado e é conhecido nacionalmente por seu trabalho de comunicação comunitária diferenciado e de grande qualidade. Jornal O Marisco é ferramenta de comunicação livre e comunitária da Casa da Cultura do Litoral! Vamos prá frente!

 
Ricardo Lobão é funcionário público da polícia civil com vários anos à serviço da segurança pública do RS. Sua coluna versa sobre o comportamento social e sobre as políticas locais.

CLIQUE AQUI E LEIA O JORNAL O MARISCO!



CLIQUE AQUI E BAIXE A VERSÃO PDF

CLIQUE AQUI E LEIA TODAS AS EDIÇÕES!